Museu ATAC/EN


[Voltar]

Período escolar

Cerimônia de Juramento à Bandeira

Ordem do Dia nº 031/73, do Diretor da Escola Naval, alusiva ao Juramento à Bandeira dos novos Aspirantes em 1973.

Cerimônia de entrega de espadins

Convite para a cerimônia

Convite para a cerimônia de entrega de espadins, realizada na Escola Naval, em 11 de junho de 1973.

(Clique para ampliar)



Foto de jornal da cerimônia

Foto de jornal, de 12/06/73, da cerimônia de juramento à bandeira dos novos Aspirantes, na Escola Naval.

(Clique para ampliar)



Recorte do JB

Recorte do JB, de 12 de junho de 1973, referente à cerimônia de entrega de espadins.

(Clique para ampliar)

[Início]

Formatura

Cerimônia de formatura

Convite para a cerimônia de formatura dos Guardas-Marinha, na Escola Naval, em 13 dezembro de 1976.

(Clique para ampliar)


Ordem do Dia

Ordem do Dia nº 070 de 13 de dezembro de 1976, do Diretor da Escola Naval, alusiva à declaração de Guardas-Marinha.

Anexo: Relação dos Aspirantes declarados Guardas-Marinha.

(Clique para ampliar)


Convite para o baile de formatura


Revista A Galera

Capa Revista Galera

Revista A Galera nº126 - DEZ/1976

"Ponto de encontro de fatos, lugar geométrico de recordações. Assim é, e pretende ser, A GALERA 76.

É aqui que as emoções vividas são imortalizadas, não em frias páginas de mais uma revista, mas no calor da amizade que une os homens do mar, representado neste elo de união das diversas turmas da Escola Naval."

A REDAÇÃO

[Início]

Viagem de instrução

NE Custódio de Mello

NE Custódio de Mello
U26 - NE Custódio de Mello

A nossa viagem de instrução de Guardas-Marinha foi realizada no Navio-Escola "Custódio de Mello", que deixou o Serviço Ativo em 08 de outubro de 2002.



Visita ao governador da Bahia

Visita ao governador da Bahia, Dr. Roberto Figueira Santos, na viagem de instrução.

Na foto: CMG Gothardo, GM Sérgio, CC Restier e GM (FN) Gomes da Luz.

(Clique para ampliar)

[Início]

Outros assuntos

Um pequeno histórico da Escola Naval

EN

A Escola Naval foi instituída em Lisboa, Portugal, por Carta Régia de 05 de agosto de 1779, da Rainha D. Maria I. Embarcada na Nau "Conde D. Henrique", a Academia Real dos Guardas-Marinha desembarcou no porto do Rio de Janeiro em 22 de março de 1808, com todo o corpo docente e o material escolar respectivo.

Veja um pequeno histórico "De Sagres a Villegagnon", extraído do programa da cerimônia de juramento à bandeira dos novos aspirantes, em 11 de junho de 1973.


Visita às obras do metrô do Rio de Janeiro

Visita às obras do Metrô do Rio de  Janeiro, em 17/05/76.

(Clique para ampliar)

[Início]

Comemoração dos 30 anos de ingresso na EN

Salgado - Presidente da ATAC Prezados Amigos Condes,

A comemoração teve início com a missa, às 18:00 horas, na Capela da EN. Após a celebração, nos dirigimos a nova biblioteca da EN. Diga-se de passagem, uma verdadeira biblioteca, se comparada com a do nosso tempo. No salão interno, após um breve discurso do Salgado, fizemos a entrega de alguns livros que a EN estava necessitando para o seu acervo e nos foi solicitado.

Às 19:31 todos estavamos formados (quase formados e quase em silêncio) aguardando o por do sol para o cerimonial à bandeira, com o "arriou" às 19:36.

Fomos então para o túnel, a parte construida mais antiga da ilha, para o descerramento da nossa placa comemorativa ao evento. Após a leitura do texto da placa, o nosso Conde Maurillo fez um belo discurso sobre aquele momento solene de nossas vidas.

Findo o discurso, os presentes finalmente foram convidados para um coquetel, realizado na Praça D'Armas dos Aspirantes, e um "tour" por algumas das novas instalações da Escola Naval.

Ao chegarem ao salão, com vista para a Baia de Guanabara, pensaram os presentes que finalmente haviam se livrado dos discursos e das cerimônias. Durante o coquetel fizemos uma pausa para homenagearmos os professores e os oficiais que nos acompanharam durante o nosso periodo na Escola Naval. Para este momento de gratidão, convidamos o nosso "Comandante Aluno" Menezes Cordeiro que, em um discurso brilhante, homenageou aqueles que foram parceiros em nossa formação de homens do mar.

"Materializando" a nossa gratidão, foram entregues lembranças personalizadas da ATAC por alguns dos Condes presentes.

Tivemos dificuldades para encontrar e convidar todos os comandantes e professores. Daqueles que foram convidados para o coquetel, poucos foi possível comparecer. A alegria e gratidão por terem sido convidados, foram constantes nas conversas dos nossos mestres e comandantes.

Nos honraram com as suas presenças: Alte (FN) Fernando, Alte Barreira e os Comandantes Júlio, Vogel, Robson, Michel, Porto e Santiago.

Durante o coquetel, com música ao vivo, foram exibidas em um telão fotos de trechos das revistas "A Galera" dos anos de 1974, 75 e 76 (a nossa), onde algum de nós era citado ou fotografado.

Além disso, foram distribuídos kits de lembranças do evento aos 75 Condes presentes: Acir, Alberto, Alcântara Amaury, Amilcar, Arthur, Bakun, Benjamin, Brandão Pereira, Camargo, Carlos Leite, Costa Braga, Diniz, Dutra, Edésio, Elídio, Erthal, Euclydes, Eugenio, Fajardo, Fausto, Ferraz Júnior, Galvão, Gasparello, Gatti, Gelton, Gérsio, Gesteira, Godinho, Gomes da Luz, Gonçalves de Mello, Gutemberg, Hélio Pinto, Ilques, Irineu, Italo, João Carlos, José Alberto, Jorge Luiz, Lanzellotti, Lemos Alves, Lobato, Luiz Carlos, Luiz Otávio, Mansano Matos, Maurillo, Mauro Barbosa, Menezes Cordeiro, Nascimento, Olivilmar, Origuela, Paulo Tadeu, Pedro José, Pedroso, Plinio, Polibiano, Pralon, Riquet, Roberto Carvalho, Romero, Salgado, Salgueiro, Sergio, Sergio Henrique, Silva Rosa, Sperle, Tepedino, Taketani, Tibúrcio, Ubernei, Valente, Veronesi, Vicente e Walbert.

Quero ressaltar as presenças do José Alberto (ex-desaparecido), do Galvão, do Gérsio (sumido, decidiu se associar), do Polibiano (há anos longe), do Gasparello, do Gelton, do Ubernei (vindo de Macaé), do Ferraz Junior (vindo de Floripa), do Luiz Carlos (Carlão - vindo de Brasília) e do Romero (trabalhando em Santos).

Compareceram ao evento, entre Condes, Condessas, filhos e convidados 160 pessoas.

Sentimos muito as ausências daqueles que, apesar de terem confirmado suas presenças, deixando-nos satisfeitos, infelizmente não puderam comparecer.

Agradeço, em nome da Diretoria, a presença de todos, abrilhantando todos os eventos, bem como os elogios e as palavras gentis.

Um forte abraço.

Atenciosamente,

JOSÉ LUIS SALGADO ALVES CORREA
      Presidente

[Início]

Comemoração dos 30 anos formatura

ATAC 30 anos

Em 13/12/2006 completamos 30 anos de formatura e de fundação da ATAC. Na comemoração, realizamos dois eventos. Um no dia 14, na Escola Naval, e outro no dia 16, no Clube Naval. Na EN, iniciamos com a missa na capela, às 18:15 horas. Após a celebração, nos dirigimos para o campo de esportes, aguardando o por-do-sol para o cerimonial à bandeira.

Terminado o cerimonial, fomos para o túnel, a parte mais antiga da ilha, para o descerramento da placa comemorativa ao evento. O Conde Jorge Luiz, Presidente da ATAC, fez então um belo discurso e convidou todos os presentes para visitar os novos camarotes dos aspirantes, recentemente inaugurados, e, em seguida, para um coquetel, realizado no salão nobre do Espaço Bonozão.

Ao chegarmos ao salão, para "materializar", foram entregues algumas lembranças personalizadas da ATAC: um relógio-calculadora e um chaveiro, ambos gravados com o logotipo da ATAC.

Durante o coquetel, com música ambiente, foram exibidas em um telão algumas fotos do nosso período na EN, da declaração de Guardas-Marinha, da revista "A Galera" e da viagem de instrução no NE Custódio de Mello. As fotos foram enviadas pelos Condes Alvarenga, Barreira, Eugenio, Jorge Luiz, Hélio Pinto. O Conde Sérgio Henrique enviou também um vídeo muito interessante, da nossa cerimônia de formatura na EN, em 13/12/1976.

Nos honrou com a sua presença o Contra-Almirante (FN-RM1) Hélcio Blacker Espozel.

Os seguintes associados compareceram ao evento: Alberto, Alcântara, Alvarenga, Amilcar, Bakun, Barreira, Brandão Pereira, Camargo, Cid, Delgado, Diniz, Dutra, Edésio, Ênio, Eugenio, Galvão, Gatti, Gesteira, Gonçalves de Mello, Hélio Pinto, Ilques, João Carlos, Jorge Luiz, Lismar, Luiz Otávio, Mansano, Martins, Maurillo, Mauro Barbosa, Menezes Cordeiro, Muiraquitá, Muller, Origuela, Passos, Paulo Tadeu, Pedroso, Plinio, Polibiano, Raposo, Salgueiro, Sérgio, Sérgio Henrique, Sousa Moreira e Sperle.

No sábado, dia 16/12, na sede social de Clube Naval, dando seqüência às comemorações, tivemos um coquetel e um belo jantar dançante. Um evento maravilhoso e inesquecível, compartilhado por 108 pessoas: 43 Condes, 41 Condessas, 19 Condinhos(as) e 5 convidados.

Os seguintes associados compareceram ao evento no Clube Naval: Acir, Alcântara, Alvarenga, Alves, Amaury Gonçalves, Amilcar, Bakun, Bittencourt, Brandão Pereira, Claudio Roberto, Costa Braga, Diniz, Dutra, Euclydes, Eugenio, Fajardo, Franca, Galvão, Gatti, Gonçalves de Mello, Hélio Pinto, Ilques, Jorge Luiz, Khayat, Lobato, Luiz de Souza, Mansano, Martins, Menezes Cordeiro, Monteiro, Muller, Origuela, Passos, Raposo, Salabert, Salgueiro, Sérgio, Sérgio Henrique, Silva Rosa, Sperle, Tibúrcio, Veronesi e Walter Alexandre.

[Voltar] [Início]
Associação da Turma Aspirante Conde